Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

sábado, 3 de novembro de 2018

Guia completo para Java 2018 : Recursos, melhorias e atualizações


O site DZone em parceria com a Oracle disponibilizou um guia completo sobre o Java, apontando estatísticas de utilização e novidades nas novas versões.

Java é a plataforma de desenvolvimento mais popular do mundo. A nuvem mudou como os aplicativos modernos estão sendo desenvolvidos, implantados e consumidos. Os desenvolvedores esperam ciclos de lançamento mais frequentes e licenciamento flexível - e o Java oferece.

Java está em todo lugar:

· 12 Milhões de desenvolvedores ao redor do mundo executam Java
· Escolha do desenvolvedor nº 1 para a nuvem
· 24Bilhões de Máquinas Virtuais Java Conectadas à Nuvem


Na pesquisa, algumas informações interessantes foram levantadas:

A ARTE DO JAVA É A GRANDE ARTE DA PERSISTÊNCIA

O Hibernate JPA continua a ser a ferramenta de persistência mais popular, com 50% dos participantes usando a implementação do Hibernate da Java Persistence API.
 

Já o JPA standard, por outro lado, caiu da segunda posição que ocupou no ano passado, com os entrevistados que disseram usar a ferramenta caindo de 43% em 2017 para 35% em 2018, fazendo com que o JDBC puro (42% em 2017 e 45% em 2018) subisse para o segundo lugar.
 

Um aumento acentuado na adoção do JdbcTemplate da Spring, de 26% em 2017 para 37% em 2018, levou-o ao terceiro lugar.

 

MARKET SHARE DE IDEs PARA DESENVOLVIMENTO JAVA

A pesquisa deixou claro uma forte tendência: o aumento da participação do IntelliJ como IDE para desenvolvimento Java (Eu particularmente já fiz a transição do Eclipse para o IntelliJ e estou muito satisfeito).



FRONT-END

A pesquisa sobre Java deste ano viu várias mudanças nas respostas em relação às ferramentas usadas para criar front-ends de aplicações.


Uma tendência já perceptível no mercado foi comprovada com números, apresentando o declínio das tecnologias habituais em relação às estratégias de utilização de frameworks JavaScript para front-end de aplicações Java.

Os entrevistados que usam JavaServer Faces (JSF) diminuíram drasticamente, de 31% em 2017 para 21% em 2018, e o framework Struts MVC teve um leve declínio, de 14% para 10%; no entanto, a adoção do framework MVC da Spring aumentou de 33% para 39% neste ano.

O uso de frameworks JavaScript para lidar com front-ends de aplicativos Java continuou a crescer este ano, com o React tendo um grande impulso, saltando de 19% no ano passado para 31% neste ano. O uso de Angular também aumentou de 52% para 57%.


À medida que o desenvolvimento de aplicações para Web levando em conta o acesso por dispositivos móveis cresça, essa tendência de utilizar frameworks JavaScript para frontend provavelmente continuará.

Material Completo


Faça o download do material completo contendo as pesquisas mais recentes sobre Java, cobrindo novos recursos, aprimoramentos e atualizações para acelerar o desenvolvimento de aplicativos Java.



Download 2018 DZone Guide to Java: Features, Improvements, & Updates