Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Gitflow Workflow: A successful Git branching model

Uma boa estratégia na utilização de "branchs" (ramos) no Git é um fator decisivo no sucesso de um projeto com ambientes diversos e equipe numerosa, principalmente se esta for distribuída geograficamente.

Gerenciar ambientes de desenvolvimento, integração, homologação e produção, na implementação de códigos com urgências diversas, como correção de bugs, novas funcionalidades e versões fechadas não é uma tarefa fácil.

E tudo se complica ainda mais quando existe uma equipe com diversos membros no projeto, onde é necessário alinhar o trabalho de todos constantemente.

Dentre várias estratégias a serem utilizadas, um modelo de desenvolvimento criado pelo Vincent Driessen da empresa Nvie está sendo bastante adotado por vários projetos ao redor do mundo, é o Gitflow Workflow.


Para entender melhor como funciona esse processo, e também uma forma de automatizá-lo, acesse os seguintes links:


Aliás, por falar em Atlassian,  a melhor ferramenta para se trabalhar com Git é o Source Tree, o qual inclusive facilita a utilização do GitFlow Workflow, com wizards que dão todo o amparo e direcionamento na utilização desse modelo de desenvolvimento, ajudando muito quem está começando a entender o funcionamento e não ficar perdido com tantos branchs, pull requests e merges pra lá e pra cá.






Vale muito a pena conferir, só tem uma má notícia para os usuários do Linux, só existem versões do Source Tree para Mac e Windows. Existe até uma questão aberta no Atlassian Questions sobre o possível desenvolvimento de uma versão pra Linux : SourceTree for Linux. Galera até andou apelando por lá nos comentários, mas pelo que vi, não tem muita luz no fim do túnel não.