Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Review Yolab S02E01 em Cuiabá


Pessoal, no último sábado (17/08/2013) foi realizado o Yolab S02E01 no Centro de Sustentabilidade SEBRAE.

O evento contou com mais de 100 participantes e ótimas palestras, que com certeza inspiraram muito os presentes.

A primeira palestra foi do Gustavo Piccin (@gpiccin) com o título "Além dos Post-Its" e deu simplesmente uma aula de história sobre os conceitos que levaram à criação das metodologias ágeis e como o verdadeiro foco deve ser dado ao fator humano e não somente em metodologias ou tecnologias.


Abaixo os slides da palestra.



Depois veio a palestra do Gabriel Santos (@gabriel_araujo) com o título "Desenvolvendo Jogos para o Mercado Mobile".
Essa palestra prendeu muito a atenção dos participantes, principalmente por se tratar de um assunto de interesse do mundo geek e de todas as curiosidades, novidades e dificuldades de se desenvolver um game para mobile em um mercado pouco explorado e pouco difundido.


Abaixo os slides da palestra.



Para dar uma acordada, depois da palestra sobre games tivemos um ótimo coffee break que animou a galera para o resto do evento.


A próxima palestra foi do Henrique Bastos (@henriquebastos), o nosso ilustre convidado do RJ que inicialmente era para ser sobre "Ecossistema DJango", porém de última hora decidiu mudar os rumos de sua apresentação para "Empreendendo Comunidades de Sucesso".

Essa palestra foi foooooooooooo...................a!  Só digo isso, fez a galera refletir sobre um monte de coisas sobre o dia a dia de quem trabalha com tecnologia, principalmente desenvolvimento de software.
E não só questões profissionais, mas questões pessoais também. 



Abaixo um vídeo onde Henrique Bastos dá praticamente a mesma palestra citada acima.


Para aqueles que esperavam a palestra "Ecossistema Django", o Henrique indicou um vídeo de sua autoria que aborda o assunto de forma bem completa.


Por fim houve um bate papo sobre o "Cenário Cuiabano de Desenvolvimento de Software", o qual participei em conjunto com colegas que atuam na área de tecnologia em órgãos públicos e empresas privadas.



Abaixo os temas debatidos entre os integrantes do bate papo.



Nesse bate papo surgiram algumas indagações interessantes, e algumas constatações, por exemplo, que o mercado de tecnologia em Cuiabá tem como o maior cliente o governo. Isso é fato!!

Porém uma sugestão interessante no final por parte de um integrante da platéia, e que acho extremamente importante acatar, é promover uma maior participação das empresas privadas que atuam atendendo o mercado privado. Quais tecnologias essas empresas utilizam? Qual o tipo de produto que desenvolvem? Qual o perfil de seus clientes? E mais, como promover uma maior participação dessas empresas e seus profissionais em nossos eventos? Inclusive na organização é claro!

Trabalharemos nisso...

Sucesso! Esse é o resumo do evento, e que venham os próximos. Um fator importante a se destacar é sobre a organização do evento, que embora a galera da foto abaixo deu um direcionamento para tudo acontecer, a maior parte do que foi organizado, desde coffe break, local para o evento, divulgação, matéria na imprensa, banner, etc, foi tudo conseguido de forma colaborativa, através da participação da comunidade a partir dos grupos YodoJoGrupoTI MT e StartUP MT.

Isso é o melhor de tudo e vem de encontro com o que queremos: promover a união e fortalecimento da galera de TI de MT e principalmente compartilhar conhecimento.



Não posso deixar de agradecer também aos patrocinadores que apoiaram o evento permitindo sua realização como a CBANET, DataInfo, Totem TI, Corregedoria Geral da Justiça de MT e Sebrae MT.

E é claro, como o Henrique Bastos falou em sua palestra:

Hora extra de programador tem que ser no bar.... 8 horas por dia já é hora pra k.... lho!
Então, lá se foi a galera para o bar para comemorar o sucesso do evento.


Clique aqui para visualizar mais fotos do evento tiradas pelo nosso amigo Lauro Ojeda da Use Coworking