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domingo, 8 de julho de 2012

Workshop em Cuiabá: Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos com BPMN 2.0 e BizAgi

Treinamento BPMN

 

Leia o post completo para visualizar conteúdo programático e carga horária!

Realizaremos agora no início de Julho/2012 em parceria com a empresa Totem TI  um treinamento em BPM intitulado "Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos com BPMN 2.0".

Com a identificação da forte tendência empresarial na adoção de BPM - Business Process Management, com ganhos significativos nessa forma de gestão voltada a processos, vimos a necessidade de apresentar ao mercado um treinamento específico para esse assunto. 

Para isso, estaremos trazendo o palestrante e consultor Rildo Santos, profissional renomado a nível nacional no treinamento e consultoria sobre BPM e criador de alguns dos artigos compartilhados aqui nesse blog.
(Veja mini currículo no final)

O treinamento será focado em estudo de caso real, resolvendo desafios do dia a dia de um analista de processos, utilizando a notação BPMN - Business Process Model and Notation 2.0 e a ferramenta BizAgi, uma das mais utilizadas para a diagramação de processos de negócio.

Estaremos fazendo condições especiais para grupos de alunos e empresas, consulte!

Primeira turma em 06, 07 e 08 de Julho de 2012

 

Para informações sobre preços, horários, formas de pagamento e inscrições:

Site: http://portal.totemti.com.br/treinamentos

E-mail: atendimento@totemti.com.br

Telefone: (65) 3027-1353

 

Conteúdo Programático do Curso

Carga Horária:
24hs

Objetivo:
Capacitar os participantes para atuar em projetos BPM (Gestão por Processos). Provendo conhecimento em mapeamento, modelagem, análise e melhoria de processos de negócio utilizando as melhores práticas, metodologia, ferramentas e técnicas.

Público Alvo:

  • Diretores e gerentes de negócio
  • Analistas de processos
  • Donos e gestores de processos
  • Desenvolvedores e arquitetos de sistemas de TI
  • Profissionais de todas as áreas de atuação envolvidos na modelagem e melhoria de processos de negócio ou de TI

Pré-requisito:
Conhecimentos básicos de processos.

Descrição:

Parte 1 - Fundamentos
Objetivo: Prover e alinhar conhecimentos sobre os principais conceitos e fundamentos de processos.

  • Definição de processo
  • Principais atributos do processo
  • Tipos de Processos
  • Árvore de um processo
  • Papéis e Matriz de Responsabilidade
  • Regras de Negócios
  • Documentação
  • Indicadores de Desempenho
  • Nível de maturidade dos processos
  • Ciclo de vida do processo
  • Estrutura organizacional e Processos
  • Visão funcional x Visão tradicional
  • Planejamento estratégico e Cadeia de Valor
  • Visão Geral do BPM CBOK® - Corpo Comum de Conhecimento sobre BPM (Guia de práticas para Gestão por Processo)
  • Exercícios práticos

Parte 2 – Mapeamento e Modelagem de Processo
Objetivo: Prover conhecimentos sobre o mapeamento e a modelagem de processo e as principais práticas, técnicas e ferramentas. Nesta parte o participante aprenderá como diagramar o Modelo AS-IS. Para diagramar os processos será utilizado a notação BPMN e a ferramenta BizAgi Process Modeler.
  • Apresentação do estudo de caso
    • Descrição do problema
    • Definição de um plano de trabalho.
  • Mapeamento de processo
    • Definição de mapeamento
    • A importância do mapeamento
    • Técnicas e ferramenta para o mapeamento de processos
    • Boas práticas para mapeamento de processos
    • Exemplo de mapeamento de processo
    • Exercícios práticos
  • Modelagem de processo
    • Definição de modelagem de processo
    • A importância da modelagem
    • Técnicas e ferramenta para a modelagem de processo
    • Apresentação da ferramenta de modelagem de processo BizAgi Process Modeler
    • Boas práticas para modelagem de processos
  • Notação BPM versão 1.2
    • O que é notação ?
    • O que é BPMN ?
    • Objetivo da BPMN, Quem mantém a BPMN ?
    • Exemplo de diagrama com BPMN
    • Definição de Processo segundo a BPMN
    • Tipos de Processos
      • Processos internos
      • Processos abstratos
      • Processos de colaboração
    • Descrição dos elementos da BPMN
      • Core Elements
      • Full Elements
      • Atributes
    • Elementos da BPMN
      • Objetos de Fluxo (Eventos, Atividades e Gateways)
      • Objetos de Conexão (Fluxo de sequência, Fluxo de mensagem e Associação)
      • Swimlanes (Pools e Lanes)
      • Artefatos (Objeto de dados, grupo e notas)
      • Outros tipos Atividades
      • Transação
    • Desenho do Modelo AS-IS
    • Exemplos de modelagem de processo com BPMN
    • Exercícios práticos

Parte 3 – Análise e Melhoria de Processo
Objetivo: Prover conhecimentos sobre análise e melhoria de processos e as principais práticas, técnicas e ferramentas. Nesta parte o participante aprenderá como diagramar o Modelo TO-BE
  • Diagnostico dos processos:
    • Identificar problemas (retrabalhos, gargalos, sobreposição e interfaces quebradas) de atividades e tarefas
    • Identificar o tempo de execução de cada atividade/tarefa
    • Identificar os recursos dos processos
    • Identificar os custos dos processos
    • Avaliar o nível de qualidade da saída (resultado) do processo
  • Análise dos processos:
    • Técnicas aplicadas para solucionar os problemas identificados
    • Simulação
    • Análise de Problemas
    • Observação de Campo
    • Análise de Gaps
    • Benchmarking
    • Medição de Desempenho
    • Análise de Risco
    • Exemplos e Exercícios
  • Desenhar Modelo TO-BE (Desenhar o modelo que reflete a situação futura dos processos – já com as melhorias)
    • Fazer a documentação dos processos
    • Redesenhar diagramas
    • Elaborar matriz de papéis x responsabilidade
    • Definir metas, indicadores e métricas
    • Aplicar técnicas, ferramentas e boas práticas
    • Desenho do Modelo TO-BE
    • Exercícios práticos
    • Lições aprendidas do Estudo de Caso

Foto do Rildo Santos

Rildo Santos

Consultor, palestrante, coach, instrutor e professor. Tem mais de dez mil horas de experiência em projetos de gestão de projetos, análise de negócio, gestão de serviços de TI, governança de TI, gestão de inovação, métodos ágeis (SCRUM, XP, Kanban, Lean, FDD) e Tecnologia da Informação. Expert em ferramentas BPMS e BPMN, tendo treinado mais de 960 pessoas.