Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bizagi: BPM Simplificado

turbine_bizO BizAgi é uma plataforma para modelagem e automação de processos que vem se destacando no mercado de BPM mundial.

São fornecidos separadamente duas versões do software, o BizAgi Process Modeler para mapeamento de processos, e o BizAgi Suite (Enterprise ou Xpress) para a automação de processos.

O BizAgi Process Modeler é uma ferramenta gratuita e simples, que permite modelar, documentar e publicar processos de negócio de forma rápida e objetiva.

bizagi

Para a confecção dos processos nessa ferramenta é utilizada a notação BPMN (Business Process Modeling Notation), mantida pela OMG.

Na tarefa de criar estes modelos o Process Modeler da BizAgi é a ferramenta ideal para aprender a modelar. Ela suporta integralmente a BPMN. Tem as principais estruturas, core elements, full elements e atributos.

A ferramenta permite ainda exportar os gráficos para diversos tipos de formatos, tais como: imagem, PDF, Visio, Word e XPDL além de poder publicar diretamente em modelos Web (Html), Wiki ou no Microsoft SharePoint.

Descrição segundo o fabricante: O BizAgi Process Modeler é a forma mais fácil de utilizar um modelador de processos do mercado. Desenhe e documente seus processos de uma forma rápida e direta. Com comportamento "intelisense" e com um visual único, você poderá modelar os processos rapidamente sem esperar longas rotinas de validação.

Já o BizAgi Suite, é uma ferramenta que permite automatizar os processos mapeados de forma a transformar os workflows criados no modelador em uma aplicação web completa.

bizagi_bpm_suite_xpress-345561-1278638211

O BizAgi Suite é oferecido em duas versões:

  • Enterprise, versão paga para aplicações de missão crítica com funcionalidades de alto desempenho e segurança como clusterização por exemplo, sendo implementada em duas plataformas, a .NET e a JEE, ficando a cargo do cliente a escolha.
  • Xpress, versão de avaliação para utilização de até 50 usuários e com limitações nas funcionalidades de missão crítica, porém totalmente funcional na automação dos processos.

Tópicos importantes:

 

 

Os dois vídeos acima demonstram a utilização da ferramenta,  exibindo as funcionalidades e dando dicas de sua utilização na modelagem e execução de um processo de exemplo.

  • Vários tutoriais em vídeo da ferramenta, abordando:

    Visão Geral
    Trabalho Colaborativo
    Modelagem de Processo
    Documentação do Processo
    Personalizando a Documentação
    Publicando os processos na Web, Wiki ou Sharepoint
    Modo de Apresentação
    Importação do Visio

    http://www.bizagi.com/mediaresources/media.aspx?lang=en

 

  • Cursos On-Line gratuitos, em Inglês e Espanhol, os quais se destacam:

    Fundamentos BPMN (Notação de Processos de Negócio)
    Curso básico de Automação de Processos com Bizagi BPM Suite
    Curso avançado de Automação de Processos com Bizagi BPM Suite

    http://elearning.bizagi.com/

 

 

 

 

Se você se interessou pelo assunto, quel tal dar uma olhada no workshop que será realizado em Cuiabá nos dias 06, 07 e 08 de Julho de 2012 sobre BPM. abordando a utilização do BizAgi para o mapeamento de processos com a BPMN: Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos com BPMN 2.0 e BizAgi