Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lean Startup substitui ou complementa o Agile?

Joshua Kerievsky iniciou um intenso debate em um post recente, no blog da Industrial Logic, intitulado "Agile vs Lean Startup". Ele declara que Lean Startup é melhor que Agile e apresenta uma tabela contrastando vários aspectos das filosofias Agile e Lean Startup, reproduzida a seguir.

Agile Lean Startup
Roadmap do Produto Business Model Canvas
Visão do Produto Adequação do Produto ao Mercado
Plano de Release Mínimo Produto Viável
Sprint Kanban
Revisão do Sprint Pivot ou Persevere Decision
Cliente On-Site "Saia do prédio"
Histório do Usuário Hipótese
Backlog Lista "Para aprender"
Definição de Pronto Aprendizagem Validada
Vermelho-Verde-Refatore Aprenda-Meça-Construa
Feedback do Cliente Validação do Cliente
Teste de Aceitação Teste de Separação
Velocidade A A R R R (Aquisição, Ativação, Retenção, Referências, Receitas)
Objeto de Simulação Funcionalidade Falsa
Integração Contínua Implantação Contínua
Certified Scrum Master Gerente de Sucesso do Cliente

Abby Fichtner do Hacker Chick Blog republicou a tabela, fazendo o seguinte comentário:

Em Agile, medimos o progresso com a Velocidade. Perguntamos "quanto software desenvolvemos esta semana?" Já o Lean Startup diz: "quem liga o quanto de software desenvolvemos na semana. O importante é saber quantas pessoas compraram o produto ou utilizaram nosso software".

O post gerou pelo menos outro post contestando a natureza de Agile vs Lean Startup, fazendo referência à tabela de Kerievsky. Todd Charon no blog Planning for Failuredesafiou a premissa básica do post original:

Não faz sentido a comparação Agile versus Lean Startup. Não faz sentido afirmar que são opostos de alguma maneira, e que se deve escolher entre os dois, ou convencer as pessoas de que o Lean Startup é superior ao Agile. Isso é mais prejudicial do que benéfico para as comunidades Agile e Lean Startup.

Charon passa a discutir cada uma das comparações na tabela e sustenta que não são conceitos antagônicos e sim complementares. Mostra-se especialmente preocupado com a percepção de que Lean Startup seja de alguma forma um substituto do Agile, o que prejudicaria a comunidade de desenvolvimento de software em geral:

Digamos que você é um agente de mudanças e está tentando introduzir Agile em uma organização waterfall, nos dias que antecederam a onda do Lean Startup. Está começando a progredir, mas ainda encontra resistências. Então de repente você se vira e exclama "Lean Startup é um caminho melhor que Agile, vamos pular para a nova tendência!". Qual a credibilidade terá? E para os que falavam "Agile é apenas uma moda passageira", quando ouvem que o Lean Startup é muito melhor, vão dizer "Eu te disse, esta moda também é passageira. Não há razão para mudar."
E se você está tentando introduzir uma abordagem Lean Startup, boa sorte ao conseguir implantar práticas de desenvolvimento sólidas. Você provavelmente vai ouvir algo como: "Não precisamos de Agile, Lean Startup é muito melhor. Não precisamos de integração contínua ou TDD, simplesmente vamos entregar." Ou mesmo, "ontem vocês estavam vendendo Agile, agora é Lean Startup. Vocês são todos uns picaretas..."

Todd Charon termina com um apelo para que se adote a perspectiva de que Agile e Lean Startup são realmente complementares e que o Lean Startup pode levar times Agile para além da nota máxima em agilidade.

Postado por Shane Hastie , traduzido por Paulo Rebelo em 26 Set 2011 no InfoQ