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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Otimizando Campanhas em Redes Sociais

Otimização de marketing digital em campanhas nas redes sociaisDe acordo com o relatório da Mzinga & Babson Executive Education Study, 80% dos profissionais não medem suas campanhas de marketing nas redes sociais. Isso obviamente prejudica bastante a mensuração dos efeitos destas campanhas sobre o desempenho do site uma vez que não sabemos qual foi a taxa de conversãodessa ação de marketing digital.

Também fica impossível determinar o ROI de tais iniciativas. As ferramentas de web análise podem ajudar muito nisso, embora em termos de redes sociais existam algumas métricas que não podem ser determinadas de forma automatizada.

Mas se você tem interesse em conhecer os resultados de suas ações, seguem 10 métricas que podem ser utilizadas:

1. Número de Acessos – Meça os acessos de cada rede social em que você atua. Isso pode ser feito facilmente com o Google Analytics bastando para isso fazer algumas configurações na ferramenta de modo a segmentar este tipo de acesso. Se a situação for crítica, vale a pena pensar em configurar um filtro específico no Google Analytics.

2. Tempo de Engajamento – Se você tem um aplicativo no Facebook, quanto tempo as pessoas ficam no mesmo? O tempo vem aumentando? Se as pessoas acessam seu site oriundas das redes sociais, quanto tempo elas gastam nele? Mais uma vez, o Google Analytics pode lhe ajudar a medir esse comportamento quando bem calibrado e segmentado.

3. Bounce Rate (taxa de rejeição) – Os visitantes que chegam ao seu site através das redes sociais, costumam ir embora rápido (ex: caem na homepage e saem) ou navegam por mais páginas? Quando há uma taxa de rejeição rate alta, provavelmente as pessoas não estão encontrando facilmente aquilo que procuram. Talvez seja necessária uma revisão em seu site.

4. Interação Com o Conteúdo e Tamanho – Como está a interação dos seus seguidores com o seu conteúdo? Colocam comentários, dão RT’s, Replies, etc…? O seu número de seguidores está crescendo? Essa é uma métrica que infelizmente não dá para medir pelo Google Analytics. Vale a pena desenvolver controles próprios.

5. Grau de Atividade – Quantos dos seus usuários ou seguidores são ativos e participativos – dividir os usuários ativos pelo número total de usuários – nas redes sociais em que você atua? Será que a audiência justifica o esforço? Qual o retorno real e a taxa de conversão dessas ações de marketing?

6. Taxa de Conversão – Suas conversões estão crescendo (em vendas, assinaturas ou qualquer outra coisa que você deseja medir) através de acessos vindos das redes sociais em que você atua? Um funil bem estruturado no Google Analytics pode facilmente medir esse parâmetro.

7. Menções à Marca – Estão falando bem ou mal da sua marca? Quantas menções ocorreram no período? Acompanhe o quê estão falando e em qual quantidade/frequência…

8. Fidelidade – As pessoas estão voltando ao seu site/redes? Estão compartilhando seu conteúdo?
9. Viral – As pessoas estão divulgando o seu conteúdo/ links para suas próprias redes (Ex: retwitando ou repassando updates do facebook)?

10. Blogs – Os blogs fazem parte das redes sociais, desde que você permita que postem comentários e interaja com seus leitores. Nesse caso, o conteúdo do seu blog está sendo compartilhado e indicado pelos seus leitores? E os blogs dos quais você participa. Verificou no Analytics o quanto de tráfego eles estão lhe enviando?

De acordo com os objetivos do seu negócio, escolha as métricas que mais lhe atendem. Existem outras métricas que você costuma acompanhar e que não estão nessa lista? Compartilhe conosco

Via Curso de Ecommerce