Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Habilidades de TI que gerentes de RH estão buscando

Site Dice.com tem ferramentas que identificam o que os empregadores estão procurando nos candidatos para preencher suas vagas.

Você já se perguntou quais são as habilidades emergentes de TI que atualmente estão chamando a atenção na contrataçao de gerentes de TI? O site de carreiras Dice.com mantém-se informado das que mais os empregadores estão buscando, e também capta quando novas habilidades começam a aparecer por meio das palavras-chave que são mais procuradas por eles.

Muitas vezes, as novas tendências aparecem primeiro nas buscas do banco de currículos do Dice, já que 80% dos empregadores fazem essa procura antes de postar as vagas que querem preencher, diz a diretora da Dice.com, Alice Hill. "Isso nos dá indício de algumas tendências que estão surgindo."

Mais recentemente, baseados em pesquisas no seu banco de currículos, o Dice.com identificou cinco habilidades em ascenção. No topo da lista, está o iRise, uma plataforma de simulação que permite às empresas realizar um test-drive de software de negócios antes de avançar muito no processo de desenvolvimento.

A segunda é um termo antigo: Cots, ou software de prateleira. Se os candidatos têm desenvolvido comercialmente software para um fabricante, pode não ocorrer a eles incluir o termo "Cots" em seus currículos, porém é um dos termos mais buscados no Dice.com.

Completando os cinco primeiros termos de pesquisa emergentes estão Cristal SDK, PeopleSoft e NetApp.

Curiosamente, iRise também figura na lista dos mais populares termos de pesquisa global – uma indicação de que está crescendo em um ritmo rápido. Os termos de busca mais populares do Dice.com, em geral classificados de 1 a 10, são: Java ou desenvolvedor Java ou J2EE; Net ou desenvolvedor Net; business analytic; SharePoint ou desenvolvedor SharePoint; gerente de projeto; Oracle DBA, C #; QA ou garantia de qualidade garantia; iRise e PHP.

Estar ciente das habilidades dos gestores de tecnologia que estão sendo procuradas, pode ajudar os candidatos a emprego a afinar seus currículos, diz Alice.

Os candidatos a emprego, muitas vezes, ficam focados em selecionar quais os trabalhos realizados que serão publicados e não percebem que é uma via de mão dupla: por vezes, os potenciais empregadores também estão na busca de candidatos para trabalhos com características que não foram sequer postadas, e eles acham talento fazendo a sua própria pesquisa de currículos. A plataforma Dice.com fornece ferramentas para fazer um pente fino em milhões de currículos.

"Nossos clientes têm ferramentas backend de busca muito poderosas", diz Alice. "Não é suficiente apenas ter um bom currículo e se candidatar a empregos. Você também tem de ter certeza de que seu currículo tem as palavras corretas para que os potenciais empregadores possam encontrá-lo quando estão fazendo a pesquisa."

A pesquisa otimizada é igualmente importante para a contratação de gerentes, em especial quando o mercado de trabalho se aquece e aumenta a competição por talentos. "Nós trabalhamos muito com os empregadores para ensiná-los a usar o backend de forma mais eficiente", diz a executiva.

"Há competição entre os gerentes que contratam. Aqueles com as melhores habilidades em buscas provavelmente encontrarão candidatos mais rapitamente", diz Alice. "E provavelmente os que buscam otimizar seus currículos serão aqueles que vão ser encontrados. A disputa vale para os dois lados."

Via ANN BEDNARZ, DA NETWORK WORLD/EUA