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segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entregando o Valor esperado pelo Cliente

“Não é a intenção que valida um ato, mas seu resultado.” (Nicolau Maquiavel).

Cansei de ver pessoas realmente dedicadas e comprometidas chegarem ao final de um projeto e ouvirem a fatídica frase: “não era bem isso que eu queria”. Por incrível que pareça esse fenômeno ocorre com muita freqüência e representa uma das maiores causas de retrabalho e da perda de rentabilidade nos projetos, além dos efeitos negativos e de difícil reversão causados pela insatisfação do cliente final.

Mas como é possível trabalhar meses (e até anos) em um projeto e não conseguir entregar o valor esperado pelo cliente? As razões podem ser várias, mas, na maioria das vezes, costumam estar relacionadas ao estabelecimento incorreto da visão do produto ou falha na manutenção dessa visão durante a execução do projeto.

Para evitar ao máximo resultados insatisfatórios, nos projetos ágeis trabalhamos através de pacotes de entrega (Sprints), o que permite reduzir os ciclos de feedback do cliente e, por conta disso, assegurar a entrega contínua de valor.

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