Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Procurando um bom programador para sua empresa? Veja dicas.

Essas são excelentes dicas do Diogo Bedran do blog ReadWriteWeb Brasil. Confira!

Uma das perguntas que ouvimos cada vez mais é “Como posso encontrar programadores mais qualificados?” O mercado de bons programadores é extremamente limitado, e as técnicas tradicionais como postar vagas em “job-boards” ou mesmo nas redes sociais, já não produzem mais bons resultados. Então, o que fazer? Compilamos algumas dicas para você que procura um desenvolvedor rockstar para sua empresa.

Comece a busca cedo: Aceite que vai demorar mais do que você gostaria para encontrar a pessoa certa, então planeje agora as contratações que você estará fazendo em seis meses ou um ano. Se você encontrar a pessoa certa muito rápido, faça uma oferta e arrisque pagar o salário por alguns meses antes que você precise de seus serviços. O processo de contratação tomará tempo, então agende as entrevistas com cuidado e sempre priorize uma boa contratação, não uma contratação rápida.

Não espere que eles venham, corra atrás: Os melhores candidatos não estão procurando emprego, eles estão sendo paparicados e mimados na empresa onde já trabalham. A primeira coisa que você precisa buscar é descobrir quem são essas pessoas e entrar em contato com eles. Um dos melhores truques para isto é se juntar a grupos de encontros técnicos na sua área de interesse. Meetups, Hackatons, palestras, ou user groups, sempre são ótimos lugares para se encontrar talentos. Nestes eventos, você terá a oportunidade de ver quem é mais entusiasmado com o trabalho e se comunica melhor, e o lado social é uma ótima maneira de conversar com engenheiros que você provavelmente nunca conheceria. Lembre-se que tem sempre algum happy hour mais techie acontecendo perto de você.

Entendo os anseios do profissional: Para abordá-los levando em conta que eles já tem seus empregos e possívelmente não estão buscando um novo, você terá que entender suas motivações para elaborar algo tentador. Geralmente, os melhores programadores não são atraídos por dinheiro, então descubra se eles querem mais responsabilidade, independência, uma chance de trabalhar com tecnologia de ponta, reconhecimento pelo seus feitos, ou apenas utilizar livremente sua tecnologia favorita. Sente-se com eles para um café, almoço, ou passe um tempo da maneira que quiser. Quando descobrir seus interesses você já pode construir uma proposta que será praticamente impossível de ser recusada.

Promova-se: As pessoas estão muito mais propensas a se juntarem às empresas que elas ouviram falar, startups que são reconhecidas pelo trabalho interessante e desafiador, então aproveite cada oportunidade para falar sobre a ótima tecnologia que você está construindo. Encoraje os seus atuais programadores a blogar e conversar com jornalistas, e tente alcançar comunidades como os agregadores de notícias e blogs do mercado para divulgar suas histórias. Peça a seus desenvolvedores para darem palestras em conferências e para contribuírem em projetos open-source.

Pode parecer doloroso “cortar” um pouco do tempo gasto em desenvolvimento, mas a visibilidade adicional que terá na comunidade de desenvolvimento será uma poderosa ferramenta de recrutamento.

Ajuste-se a eles: Muitas vezes você encontrará um programador que adora a ideia de entrar para uma empresa que acabou de ser fundada, mas quando se trata do risco de deixar a segurança de um emprego estável, ele pensa duas vezes. Tente interpretar a reação deles para uma oferta em tempo parcial ou freelance por algum tempo. Se eles ficarem relutantes, ou não acham tempo em suas agendas, isso pode ser um sinal de que eles podem não estar dispostos a seguir em frente.

Analise as alternativas: Isso pode estar parecendo muito trabalho, então pense bem no que pretende alcançar ao contratar um novo funcionário. Você realmente precisa de alguém com 10 anos de experiência, ou seria melhor encontrar um estagiário inteligente com fogo nos olhos e algo a provar? Muitas vezes, o segundo caso pode ser a melhor solução, formar o talento em casa, e se esforçar para retê-lo.

Os chefes quase sempre subestimam o potencial de seus funcionários atuais, e os recém contratados chegam sem nenhum histórico. Talvez gastar seu tempo treinando seus programadores atuais para assumir maiores responsabilidades possa ser uma boa ideia.  Você consegue encontrar uma empresa de consultoria para ajudá-los em áreas específicas? Como você pode ter certeza que nenhum funcionário seu vai lhe deixar por outro emprego?

E você, tem alguma dica para encontrar, recrutar e reter os seus desenvolvedores rockstars? Compartilhe conosco!