Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

Esse artigo é do Pablo do blog Room4d e vale muito a pena refletir.

Existem coisas que você pode tentar mudar em relação à sua abordagem no trabalho. Considere estas soluções para sobreviver e até – quem sabe? - evoluir num trabalho que está abaixo das suas expectativas:

1. Encare a realidade. Lembre-se que durante uma recessão, ou mesmo num período de lenta recuperação, pessoas de todos os níveis vivenciam a dor que o cenário econômico provoca. Tal clima torna mais difícil largar um trabalho, mas também isso não quer dizer que você precise se sentir preso. O melhor é aceitar o fato de que esse trabalho definitivamente não é onde você gostaria de estar (mesmo que não possa fazer uma mudança hoje). Mas comece a dar passos para mudar as coisas. Diga a si mesmo: “Aqui é onde estou e é onde vou ficar durante algum  tempo”. Você tem mais controle sobre a forma como pensa do que imagina. Entenda o que está sentindo e que, se aparecer no trabalho irritado, isso vai afetar o seu desempenho.

2. Desenvolva um plano. Seja proativo. Discuta suas idéias com amigos que você confia e com a própria familia. Se há algo que gostaria de mudar, avalie se seu chefe  é acessível e, se for, qual seria a melhor tática para abordá-lo. Se você tem sugestões, discuta como elas poderiam melhorar seu desempenho (entre outras coisas). Talvez a área de RH possa também ajudar de alguma forma, desde apoiá-lo a encontrar uma outra posição dentro da empresa (no qual seu perfil se encaixe melhor), até assisti-lo em melhor equilibrar trabalho / vida pessoal.

Você poderia também tentar aprender uma nova habilidade. No mínimo, isso vai ajudá-lo numa nova oportunidade de trabalho. Tal iniciativa também pode fortalecer sua auto-confiança e levá-lo inclusive para novas possibilidades dentro do seu trabalho atual.

Finalmente, considere realizar-se fora do seu trabalho. Ter um ou dois interesses externos vão lhe permitir  uma válvula de escape e uma boa atividade pela qual aguardar ansiosamente.

3. Encontre (ou enfatize) o lado positivo. Faça uma lista dos pontos positivos do seu trabalho. Você pode estar contente pelo plano de saúde e outros benefícios que possue. Pode gostar dos seus colegas ou do fato de não precisar de muito tempo para chegar lá. Talvez conte com uma academia de ginástica fora-de-série no local, ou curta a oportunidade de viajar constantemente ou o programa de coaching que a empresa lhe oferece para alavancar sua carreira. Listar o que gosta à respeito do seu trabalho vai ajudá-lo a alterar sua percepção e evitar que se sinta sem saída. Se você não se conscientizar, a situação vai comprometer seu desempenho, enfraquecer ainda mais a sua satisfação e  fazer com que o tempo lá dentro seja um sacrifício.

Princípios Para Não Esquecer

Insira na sua agenda:

  • Tenha claro o que você pode mudar e o que não pode.
  • Assuma responsabilidade nas mudanças.
  • Foque em fazer do limão uma limonada.

Cancele na sua agenda:

  • Partir do pressuposto que nada vai mudar.
  • Permitir que pensamentos negativos tomem conta de você.
  • Trilhar este caminho sozinho.

Artigo escrito por

Pablo Aversa

Pablo Aversa

@CoachPablo
Aldeia da Serra
Pablo Aversa responde pela Alliance Coaching e pela Room 4D e é um eterno aprendiz com mais de 20 anos no mundo corporativo atuando como líder-coach.
http://www.room4d.com.br