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sexta-feira, 30 de abril de 2010

O segredo para ser um bom gestor

No caso específico da GE, o grupo ficou mundialmente famoso pela capacidade de desenvolver excelentes líderes, graças a um programa batizado de VRIO
As empresas já perceberam há algum tempo que o sucesso depende de colocar as pessoas certas nas funções certas. Quando falamos nas equipes de TI, por exemplo, se quiser alcançar os resultados esperados, o CIO precisa equilibrar as competências do seu time. Mas o verdadeiro sucesso está em conseguir que os profissionais trabalhem juntos para atingir objetivos comuns de acordo com o CTO da consultoria norte-americana Diamond, Chris Curran.











Curran cita a própria área de TI como um exemplo. O especialista afirma que, além do problema já tradicional de falta de alinhamento com os objetivos de negócio, o departamento de tecnologia sofre de outro mal – menos óbvio: uma total falta de interação entre as equipes que cuidam de sistemas com as responsáveis pela infraestrutura.
”Há uma tendência de que cada profissional fique muito mais focado em sua função do que nos projetos em que estão trabalhando”, pontua o CTO, ao destacar que isso compromete os resultados da TI como um todo.
Muitos analistas defendem que os gestores deveriam atuar como técnicos de futebol. Para ter pleno sucesso, precisam escolher as pessoas adequadas para cada posição e, além disso, têm de se preocupar em fazer com que esses profissionais trabalhem de forma integrada.

Algumas empresas já investem em um modelo de desenvolvimento de seus principais gestores com o intuito de prepará-los para essa gestão mais abrangente de equipes. A General Eletric é um dos exemplos mais conhecidos, segundo Curran. Ele afirma que a empresa é reconhecida por sua capacidade de preparar bons gestores, em especial, CEOs.

Um estudo da University of Western Ontario, do Canadá, confirmou que a GE tem o que eles classificam como um excepcional processo de desenvolvimento dos gestores. Mais do que isso, segundo o levantamento, os líderes que deixaram a empresa tiveram sucesso também em outras empresas depois da experiência na General Eletric.

O segredo do sucesso da GE está em uma metodologia batizada de VRIO e que basicamente consiste em gerenciar qualquer iniciativa a partir de quatro questões:
  1. Value (valor) – Como conduzir as oportunidades e adaptá-la aos desafios?
  2. Rarity (raridade) – Outra empresa tem esse recurso?
  3. Imitability (imitabilidade) – Outra empresa pode rapidamente/com poucos recursos replicar isso?
  4. Organization (organização) – A empresa está organizada para tirar vantagem desse recurso?
A partir da análise do VRIO, a universidade canadense concluiu que o programa de desenvolvimento de gestores da GE proporciona vantagens competitivas e sustentáveis para a companhia. Entretanto, o modelo não pode ser facilmente replicável em outras companhias. “Poucas organizações podem incorporar as políticas e a cultura da GE”, avalia Curran. “Mas companhias inovadores  e nas quais o CIO é um membro fundamental dentro do time de lideranças podem construir sistemas bem-sucedidos”, acrescenta.
Via CIO Uol