Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Três dicas para equilibrar vida profissional e pessoal

Além de fazer atividades físicas, consultor aconselha que os viciados em trabalho planejem o que farão durante o tempo livre e frequentem locais nos quais o uso de telefones celulares é proibido

Uma das principais promessas de ano novo feita por executivos é a de trabalhar menos, passar mais tempo com a família e cuidar da saúde. No entanto, antes mesmo de chegar ao mês de fevereiro, certamente muitos deles já abandonaram tais resoluções.

Na medida em que a tecnologia se desenvolveu e chegou a dispositivos móveis como notebooks e smartphones, a separação entre trabalho e lazer passou a ser um sonho cada vez mais distante, afirma o CEO da consultoria norte-americana de carreira Dale Carnegie Training, Peter Handal. “Porém, enquanto o desenvolvimento tecnológico aumentou, o corpo humano não sofreu nenhuma mudança”, diz o especialista.

Ainda de acordo com o especialista, a carga de stress a qual os profissionais são submetidos é prejudicial à saúde e, por isso, pode gerar uma queda drástica do desempenho das empresas. Com o intuito de reverter essa situação, Handal criou uma lista com três dicas que os executivos podem seguir para encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

1. Tenha planos para o tempo livre – o tempo é um dos bens mais preciosos dos executivos, e já que eles passam de 50 a 60 horas por semana trabalhando, precisam ter certeza de que aproveitarão bem as poucas horas de folga que terão em algum momento. A primeira coisa a fazer é marcar no calendário (como um compromisso) quais serão os dias em que desligarão os computadores, deixarão os celulares na gaveta e farão algo prazeroso.

2. Faça exercícios – atividades físicas são uma boa maneira de manter a mente longe dos problemas profissionais e, simultaneamente, cuidar da saúde. “Quando estiverem na esteira, por exemplo, será muito difícil responder a e-mails ou atender a chamadas importantes”, explica Handal. Ele aconselha que os ‘workaholics’ escolham exercícios que os mantenham relaxados, como a corrida e outras modalidades aeróbicas. Para quem não gosta de academia, o especialista indica um jogo de futebol com os amigos, uma partida de golfe ou um passeio no parque com os filhos.

3. Frequente lugares onde o celular é proibido – teatros e cinemas são ambientes ideais para quem deseja esquecer um pouco a realidade. Além da possibilidade de assistir a boas peças e filmes, nesses locais é super grosseiro atender ao telefone ou ficar com a luz do smartphone acesa para a troca de mensagens. 

Por Meridith Levinson via CIO Uol