Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Seis passos para um plano de carreira bem-sucedido

A maioria dos profissionais de TI não consegue demonstrar suas competências e, por consequência, deixa de ser avaliado como um potencial nome para ocupar cargos mais altos na organização

De forma geral, o líder de TI tem um excelente conhecimento técnico, mas falha na hora de gerenciar pessoas e traçar um plano de carreira adequado. Um cenário que pode atrapalhar sua ascensão profissional. A maneira  mais rápida de reverter esse cenário, aponta o consultor em carreira Eric P. Bloom, é o CIO mudar sua postura.

Bloom, agora fundador e presidente da empresa Manager Mecanics LLC, com sede em Massachusetts (EUA), afirma que o grande erro dos líderes de TI está no fato deles não conseguirem identificar talentos e ajudar no desenvolvimento de suas equipes. “O fato é que eles foram promovidos porque eram tecnicamente bons, mas não necessariamente porque tinham fortes habilidades interpessoais ou perfil de liderança”, avalia o especialista.

Como forma de ajudar os executivos a melhorar sua imagem na organização e, por consequência, ampliar a oportunidade de melhorias na carreira, seguem seis dicas dos especialistas.

1. Seja claro sobre o que você pode oferecer
A maioria das pessoas não consegue mostrar o valor que pode criar para a empresa. Sempre que possível, deixe claro a competência que você possui e como ela pode ser aplicada para ajudar na obtenção de resultados. Ser visto como alguém que faz a diferença pode levá-lo a futuro candidato a promoções.

2. Peça o que deseja
Mesmo que seu superior não tenha demonstrado apoio até o momento, você deve sentar-se frente à frente com ele e expor suas ambições. Deixe que ele saiba que você precisa dele e esteja pronto para ouvir que seu chefe precisa de você. Fique preparado também para articular o que você pode fazer por ele e como suas habilidades podem ajudar a organização. Não esqueça que seu chefe é a pessoa mais próxima a se tornar o seu defensor.

3. “Comprometa-se” com o sucesso do seu chefe
Pode parecer estranho, se você está sobrecarregado e insatisfeito. Mas se quiser ter sucesso, fixe sua mente no comprometimento com o sucesso de seu chefe. Assim, você se torna parte do trabalho dele e tem a chance de apontar saídas para erros ou problemas. Assim você se destacará pelo potencial que possui.

4. Faça conexões
Quanto mais você construir relacionamentos em toda a organização, melhor posicionado estará na hora de ser considerado para futuras oportunidades. Não amplie muito seus interesses, mas aprenda a tentar conhecer um pouco mais sobre as outras pessoas que estão ao seu redor na empresa. Sempre que possível, almoce com alguém que você conheceu recentemente.

5. Faça o trabalho que você quer eventualmente
“Se você quiser se destacar, vá em frente, demonstre o que você é capaz de fazer”, diz o vice-presidente de marketing da AT&T, Von Wright. “Você precisa fazer o trabalho que quer e para isso tem de começar a fazê-lo hoje mesmo", aconselha.

Claro que estar de olho em uma promoção não descarta a tarefa de continuar cumprindo com todas as suas obrigações. Mas você estará usando suas competências para esforços que no futuro podem ser reconhecidos na hora da empresa destacá-lo para a uma nova função, a qual você deseja ocupar um dia. "Você não pode perder a oportunidade de demonstrar suas habilidades na frente de outros líderes", aponta Wright.

6. Acredite e mantenha a esperança
Tanto Wright quanto os especialistas em carreira aconselham a agir como se já fosse o profissional pronto que você quer se tornar. A partir daí, as chances de que as pessoas o enxerguem como o profissional ideal para comandar a organização ou outra área da companhia aumentam.

Via CIO Uol