Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Utilizando AJAX com JSF de maneira eficiente

Galera, este é um artigo do Rafael Ponte, importantíssimo para quem está começando com JSF e que adota uma questão interessante, a necessidade de abandonarmos o paradigma “action like”  ou “click´n´ wait” das costumeiras aplicações web, e extraírmos o máximo das possibilidades que o ajax nos fornece, onde no caso do artigo, se utiliza Rich Faces com Ajax4Jsf.

Graças a natureza orientada à componentes e eventos do JavaServer Faces podemos implementar aplicações com AJAX de maneira simples e prática. Existem vários frameworks e conjuntos de componentes AJAX disponíveis para JSF, uns mais simples e super fáceis de integrar, outros mais chatinhos, porém bastante eficientes em determinados cenários. Entre eles o mais utilizado e prático sem dúvida nenhuma é o Ajax4jsf que é trazido juntamente com o conjunto de componentes Richfaces da JBoss, com ele é possível inserir recursos AJAX em aplicações JSF de forma transparente e bastante produtiva.

Mesmo com a toda a simplicidade e gama enorme de componentes/frameworks AJAX ainda assim estes recursos não são aproveitados de forma eficiente ao se desenvolver com JSF, muitos desenvolvedores mesmo utilizando-se destes recursos continuam pensando de forma “click’n’wait”, o que no final das contas acaba meio que “anulando” os benefícios oferecidos por tais recursos.

Na onda de aplicações ricas e WEB2.0 não podemos deixar de aproveitar certos recursos essenciais para desenvolver tais aplicações. Utilizar estes recursos em JSF de forma eficiente trará ganhos consideráveis em vários aspectos para o projeto, à equipe de desenvolvimento e principalmente ao cliente, entre eles podemos destacar aspectos como performance, escalabilidade, produtividade e principalmente usabilidade.

O artigo completo pode ser encontrado em : http://www.rponte.com.br/2008/04/10/utilizando-ajax-com-jsf-de-maneira-eficiente/