Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

JavaFX: a máquina de RIAs da Sun

JavaFX: a máquina de RIAs da Sun

Voltada para o desenvolvimento de aplicações multimídia, a plataforma tem grande apelo para a parte do design


É um fato: uma das melhores linguagens para se trabalhar atualmente (e com maior demanda no mercado por profissionais especializados) e o Java. Queridinha das aplicações para web, celulares e smartphones, uma de suas características fundamentais é rodar em diferentes dispositivos, independente do sistema operacional que o comanda.

No final do ano passado, a Sun Microsystems disponibilizou uma versão da linguagem voltada especificamente para a construção de aplicações ricas, conhecidas como RIAs. Chamada de JavaFX (pronuncia-se em inglês), ela é voltada para o desenvolvimento de aplicações multimídia, com grande apelo para a parte do design.

“Um diferencial do JavaFX para outras RIAs é que ele já roda em cima de uma máquina virtual
Java, com todas as bibliotecas que a plataforma Java possui, independente do sistema operacional”, afirma Mauricio Leal, gerente de programas Sun Develop Network. Segundo o executivo, aplicações que foram desenvolvidas em Java podem ser facilmente incrementadas com o uso do JavaFX e a versão para dispositivos móveis será anunciada em breve.

Outra funcionalidade interessante da linguagem é a possibilidade de criar um applet - aplicativo que é executado dentro de um outro programa – que pode ser facilmente transferido para o desktop. Uma analogia possível é a criação de uma página na web com uma série de widgets para Windows Vista. Para que o usuário instale esse widget no seu desktop, basta arrastá-lo até a coluna da direita, onde ficam os aplicativos.

Alegria dos designers

Um dos principais objetivos da criação do JavaFX foi simplificar o máximo possível a plataforma de desenvolvimento. A facilidade em duas frentes: tanto para o programador conseguir usar recursos de design originais da ferramenta, como para os designers, que podem salvar criações feitas no Photoshop ou Illustrator na extensão JavaFX, por meio de um plugin instalados nesses programas.

“O JavaFX mistura Swing e Java 2D. A linguagem é muito simples. Mesmo para os profissionais que não têm conhecimento de Java, o aprendizado da tecnologia leva em torno de uma semana de estudo”, diz Leal.

Para conhecer mais sobre JavaFX e baixar o SDK e o plugin para designer, acesse o site JavaFX.com.

Por Bruno Ferrari, de INFO Online
em http://info.abril.com.br/professional/desenvolvimento/javafx-a-maquina-de-rias-da-su.shtml?2