Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Tutorial de Hibernate Validator

Pessoal, estava navegando pelo Java Free, e encontrei este ótimo artigo do Clayton Passos sobre hibernate validator.


Compensa realmente dar uma olhada.


Autor : Clayton K. N. Passos (netstart[@]gmail.com):
Viciado em tecnologia. Atualmente trabalha como Desenvolvedor/Analista Pleno.


Hibernate Validator
Seguindo o princípio da filosofia DRY (Don’t Repeat YourSelf), o Hibernate Validator trás uma forma de adicionar regras para validação automática de dados, de maneira que estas validações sejam implementadas uma e somente uma vez em toda a aplicação, eliminando a duplicação destas regras entre as diversas camadas (presentation, data access, database schema).
Utilizar annotations para adicionar regras é bastante conveniente e elegante, com elas podemos definir várias regras diretamente no modelo de classes persistente. O Hibernate Validator (H.V.) possuí algumas validações comuns (@NotNull, @Email, @Max, @Length, entre outras), mas não prende o desenvolvedor, possibilitando, a criação de validações personalizadas e internacionalizadas.
Cada annotation é associada a uma implementação de validação, que verifica se a instancia da entidade obedece a sua regra. O Hibernate faz isto automaticamente antes de um insert ou update, mas você também pode chamar a validação a qualquer momento em sua aplicação e de qualquer Java Persistence provider (JPA).
As validações podem ser utilizadas em dois níveis: aplicação e banco de dados. A primeira traz a
possibilidade de validar a instancia de classes através de suas regras em tempo de execução (veja o quadro de constraints), enquanto que a segunda é incorporada ao Hibernate metamodel e ao database schema gerado, traduzindo as regras que você adicionou no mapeamento de suas entidades. Por exemplo, se você adicionar @NotNull a uma propriedade de sua entidade, a coluna irá ser declarada como not null no DDL schema gerado pelo Hibernate (hbm2ddl). Caso você não queria mais este comportamento, basta atribuir false a hibernate.validator.apply_to_ddl.
Este artigo está focado na primeira forma de validação. 



Baixar:HibernateValidator.pdf
Tamanho:193 KB

Fonte : http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=868712&Hibernate-Validator