Hospedagem Profissional

Hospedagem Profissional
Clique aqui e ganhe US$ 10,00 para testar durante 1 mês a melhor hospedagem: Digital Ocean!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ClearCase + ClearQuest: ligando atividades com o código do seu projeto

Antes de mais nada, as pessoas costumam confundir os nomes ClearCase e ClearQuest (ferramentas IBM Rational), afinal são nomes bem parecidos. Mas apesar destas ferramentas trabalharem de forma integrada (opcional), uma tem o papel totalmente diferente da outra.

Meu post anterior foi sobre o ClearCase (CC): Controladores de versão - ClearCase Base vs ClearCase UCM.

E aqui vamos introduzir o ClearQuest (CQ) e comentar o objetivo de integrar essas duas ferramentas.

Primeiramente para resolvermos o problema dos nomes parecidos, vamos imaginar que a sigla do ClearCase - CC é um C de Código - ela armazena código / arquivos, já que é um controlador de versão. E para o ClearQUEST, podemos dar atenção ao Quest que é “busca / investigação” - essa ferramenta entre outras coisas pode gerenciar bugs e um dos processos para resolver bugs é investigar, correto?

O ClearQuest é uma ferramenta que possui muita flexibilidade para automatizar workflows e seu maior uso é no controle de mudanças de software. Nele podemos cadastrar e acompanhar bugs, atividades, e controlar qualquer outro tipo de trabalho a ser realizado pela equipe.

Mas o que isso tem a ver com o ClearCase? Bom, já vimos anteriormente que o ClearCase UCM solicita uma atividade em cada check-in. Isso cria uma ligação do código do check-in com a atividade que o desenvolvedor está trabalhando.
A desvantagem nesta afirmação é que o controle de atividades do ClearCase é muito simples, já que esse não é o foco da ferramenta. No ClearCase uma atividade é composta apenas pelo título, não tem descrição, status do andamento, relatórios ou nada poderoso para gerenciamento. Bom, ai é que entra o ClearQuest: ele tem todos esses controles e mais um pouco. E caso sua equipe não esteja satisfeita, ela pode customizar os formulários, acrescentar campos, mudar status, alterar ações, estados e o workflow da solicitação. Isso faz do ClearQuest uma ferramenta excelente ferramenta mesmo sendo utilizada sem a integração com o ClearCase, e é uma das minhas preferidas do portfolio IBM.

Mas voltando ao assunto principal do tópico, associando uma atividade do ClearQuest em cada checkin de arquivos (resultado da integração das ferramentas) é possível ter um controle maior do projeto e do que e foi desenvolvido.
Exemplo:

  • é possível manter a rastreabilidade de atividades do projeto para código, ou até ir mais além: usar a customização para criar um cadastro de caso de uso no CQ, relacionar o caso de uso com uma atividade do CQ e podemos extrair como informação todos os arquivos que foram alterados ou criados ao implementar determinado caso de uso. Esse é um dado importante para analise de impacto;
  • algumas vezes não queremos buscar a última versão do código do controlador de versão porque ele contém partes de aplicativos que estão pela metade. Precisamos fazer um pacote com o produto, mas no ponto que queremos não existe nenhum label (marco importante). Então com essa integração uma opção é contruir esse pacote baseado nas atividades que queremos que esteja no pacote (ex: Implementação Caso de Uso 1, Implementação Caso de Uso 2, etc..).
  • o GP tem maior controle de cada atividade do projeto. Sabe quais já foram iniciadas, em que o desenvolvedor está realmente trabalhando (são as atividades “alteradas” por último com os arquivos), e pode até fazer um script de métrica que calcule quantas linhas de código foram alteradas em cada atividade, para “sugerir” um esforço / custo por atividade.
  • etc…

Então ligando o nosso produto de trabalho (documentos, diagramas, códigos) as atividades que realizamos no dia a dia, ganhamos um leque a mais de opções e dados que podem ser utilizados para melhorar o gerenciamento e qualidade do projeto.
Partes desses controles também são importantes em certificações com o CMMi.

Por Bruno Braga

em http://www.brunobraga.com.br/2008/10/16/clearcase-clearquest-ligando-atividades-com-o-codigo-do-seu-projeto/